Quando falamos em pintura predial, o pensamento mais recorrente é o da sua incidência na valorização dos imóveis. E não há como discordar: o bom aspecto da edificação interessa a possíveis compradores e, claro, a moradores. Todavia, o que poucos sabem é que a manutenção da pintura estende-se além da questão estética, contribuindo para a preservação estrutural e dos elementos de vedação (reboco e alvenaria).
As ações do tempo, como a chuva, os ventos e a poluição, por exemplo, favorecem manifestações patológicas que podem evoluir para problemas mais graves. Por isso, recomenda-se que a manutenção da pintura predial seja realizada no período máximo de 5 anos, por equipes profissionais especializadas.
Na Atuare, a pintura predial consiste em três etapas: lavagem, tratamento de patologias dos materiais e acabamento.
Na fase de lavagem, utilizamos o hidrojateamento de alta pressão. Essa técnica, além de eficaz na higienização, não agride a superfície nem contamina o meio ambiente, por não utilizar agentes químicos. Nesta etapa os agentes contaminantes como mofo, bolor e algas (sim, algas!) são removidos, de forma a não agredirem a nova pintura.
A segunda etapa, a de tratamento, varia de edificação para edificação. É neste momento que são corrigidas as patologias existentes, tais como trincas, fissuras, descascamentos, rebocos em fase de desagregamento, entre outras. Uma vez identificadas as irregularidades, inicia-se o tratamento específico para cada caso. Esta etapa é fundamental para a qualidade e durabilidade da pintura.
É no acabamento que a pintura em si, é realizada. Primeiramente, aplicamos um fundo, que pode ser o selador ou fundo preparador de paredes, dependendo da necessidade. Este produto irá preparar a parede para a pintura favorecendo a aderência da película de tinta. Então, são aplicadas duas demãos de tinta acrílica – fosca, semibrilho ou proteção total, de acordo com a estrutura.
As aplicações da pintura predial podem ser realizadas em diversos tipos de superfícies externas: prédios com alvenaria lisa, rugosa ou texturizada e até sobre pastilhas foscas. Além da área externa do prédio, a pintura de corredores, garagem, demarcação de vagas também se caracteriza pintura predial.
A manutenção e atualização constante das unidades (comerciais ou residenciais) evidencia a preocupação e cuidados não só com a estética, como também a conservação predial, o que, consequentemente, propicia a valorização em até 20% do imóvel e do condomínio – segundo o site Síndiconet.
Conservar o bom aspecto do seu imóvel realizando a manutenção da pintura predial requer mão-de-obra qualificada e equipe preparada para dar toda a assistência e garantias necessárias, e nisso você pode contar com a Atuare.
Para orçamentos e informações, entre em contato e solicite uma visita da nossa equipe comercial: atuare@atuareeng.com.br ou pelo fone 51 3023.6000. Será um prazer atendê-lo.