Você sabe como solicitar um orçamento para reforma do seu condomínio ou empresa?

Diariamente recebemos solicitações de orçamento para renovação de fachadas e de outras áreas de prédios e condomínios. Para que você possa conhecer melhor esse processo e como atuamos, entrevistamos nosso orçamentista e Técnico em Edificações, Francisco Lindenmayer.

Leia abaixo e aproveite para tirar suas dúvidas.

Redação: Quando o síndico entra em contato com a Atuare, quais informações nós devemos extrair para auxiliá-lo na busca por um orçamento de manutenção predial?

Francisco Lindenmayer – Orçamentista Atuare

Francisco Lindenmayer: Na maioria das vezes, o próprio síndico já sabe qual a necessidade primária do orçamento e a patologia do prédio, ou seja, qual o problema ele está enfrentando: infiltração, falta de manutenção, pintura, descolamento de pastilha…

R: É possível passar um orçamento direto, por telefone?

FL: Não. Para formalizarmos um orçamento, sempre fazemos uma vistoria técnica no local, com equipe capacitada. Isso porque facilita o entendimento do grau da patologia a ser tratada e em 95% dos casos, há mais de um tipo de tratamento para o mesmo problema. Mas, o que costumamos alinhar, antes de uma vistoria, é identificar:

 

  • Qual o revestimento da fachada atual (exemplo: parede de reboco pintada, pastilha, textura…);
  • Se pretendem modificar a fachada para outro tipo de acabamento ou manter o mesmo (daí já identificamos qual a pretensão);
  • Quais as patologias visíveis e/ou identificadas pelo síndico e
  • Se existem questões adicionais a serem consideradas, como serviços agregados.
R: E para esta etapa da vistoria, como é feita?

FL: Nós agendamos a visita ao local, com o acompanhamento do síndico ou responsável pelas obras. Analisamos as patologias existentes (trincas, fissuras, rachaduras, reboco comprometido, ferragem exposta, etc) e se existem outras demandas que interesse ao condomínio orçar: esquadrias e elementos a serem pintados juntamente com as fachadas e o interesse principal do condomínio nessa reforma.

R: Francisco, quais relatos você costuma ouvir no momento da vistoria? Quais as principais reclamações?

FL: Varia muito sobre o tipo de revestimento que existe na fachada. Por exemplo: quando as fachadas são de pastilhas a principal questão é a queda das peças; quando as fachadas são em pintura lisa ou sobre textura o problema são as infiltrações.

R: Quais outros questionamentos que você recebe, para esta etapa de orçamento?

FL: Normalmente o síndico questiona também sobre as formas de pagamento e sobre como funciona a dinâmica da obra em si. Se temos equipe própria e também sobre outras obras realizadas, como referência.

R: Interessante. E sobre essa questão de valores, como vocês negociam?

FL: Somos bastante flexíveis e temos várias formas de faturamento e recebimento. Os valores de entrada e parcelamento variam conforme cada serviço e, por isso, cada orçamento é analisado individualmente. Mas é possível fazermos um parcelamento individualizado, em contrato Atuare – Condomínio, focado nos pagamentos diretos aos proprietários ou por intermédio da imobiliária, ou seja, o condômino paga a parcela à imobiliária, que reúne o montante referente ao mês, e repassa para nós.

R: Você comentou que os síndicos também pedem informações sobre equipe e referências. Como vocês respondem, neste caso?

FL: Todo o corpo técnico da Atuare é formado por equipe própria, justamente porque acreditamos que não só a confiança estabelecida, mas a prática gerada de anos de convívio e serviços realizados faz com que tenhamos esse retorno dos nossos clientes, de máxima satisfação.

E sobre as referências, costumamos informar nossos casos mais clássicos, como registro geral e, depois da vistoria, indicamos clientes que tenham tido patologias parecidas, para que possam analisar os resultados e até falar com os clientes atendidos nestes casos.

R: Obrigada pela entrevista. Gostaria de deixar algum recado final?

FL: Vale ressaltar que além da flexibilidade de pagamentos (que entendemos ser uma condição importante para obras de grande porte), realizamos o acompanhamento de todo o processo de negociação, as composições de fachadas (perspectiva final com indicações de cores), além de termos a disponibilidade para participação de reuniões e assembléias de condomínio.

São quase 20 anos de atuação e centenas de clientes atendidos. Nosso foco é o cliente, sempre. Agradeço a oportunidade de esclarecer essas dúvidas e fico à disposição de quem quiser entrar em contato.

Para orçamentos e informações, entre em contato e solicite uma visita da nossa equipe comercial: atuare@atuareeng.com.br ou pelo fone 51 3023.6000. Será um prazer atendê-lo.