Mesmo com quase 20 anos de atuação e centenas de obras de reforma predial realizadas, a Atuare Engenharia está sempre em busca de inovação, tanto na aplicação prática de suas obras, quanto no contexto geral que as cerca.

Em 2018 a empresa adquiriu um drone com captação de foto e filmagem em 4k, ou seja, máxima precisão de imagens. Na época, a ideia era facilitar a avaliação inicial anterior às propostas, para ser mais fiel às necessidades do condomínio, mas a aquisição já se mostrou ainda mais útil do que se imaginava.

O uso do drone foi inserido também no processo de execução da obra pós contratada: vistoria técnica, simulação para montagem de equipamentos, disposição de telhados e real acompanhamento da evolução do quadro geral. A adoção desse novo equipamento foi a prova do uso da tecnologia à favor da operação de projetos complexos e integrado ao atendimento focado na excelência, que tanto é importante para a Atuare.

Em momentos de avaliação preliminar, normalmente no térreo, nem sempre se consegue visualizar com exatidão as reais patologias existentes em lugares altos. Francisco Lindenmayer, engenheiro civil e orçamentista da Atuare, destaca que “O uso do drone facilita o processo de orçamentação, traz informações mais precisas sobre o estado real do prédio e sinaliza com riqueza de detalhes as patologias existentes. Outra facilidade, é que conseguimos associar o drone ao sistema de planificação que utilizamos e extraímos as plantas dos prédios com tamanhos exatos, de forma bastante simplificada, para calcular a necessidade de insumos para realização da obra”.

Um exemplo de sucesso do uso do drone foi com a verificação do Condomínio Veríssimo, na Zona Sul da capital. O conjunto de seis prédios de doze andares cada, inicialmente cotado para aplicação de textura e nova pintura, teve em sua visita técnica com o uso do drone, a evidência de algumas sérias patologias, nos últimos andares do prédio, a quase 40 metros de altura, como mostrado a seguir:

Presença de fungos e eflorescência

 

Visão no detalhe

 

 

Presença de fungos e eflorescência: presentes devido o acúmulo de umidade no substrato das paredes das fachadas (reboco). São causadas pela cura ineficiente do cimento, que durante o processo de carbonatação acaba liberando os sais constituintes.

 

 

 

 

Ferragem exposta

 

 

 

Ferragem exposta: oriundas da expansão da seção da ferragem. Em contato com a umidade, o ferro entra em processo de corrosão, causando a expansão de sua seção original, fazendo com o que o concreto ou reboco de cobertura se desprenda ou descole.

 

 

 

 

 Desplacamento e/ou pulverulência de reboco

 

Desplacamento e/ou pulverulência de reboco

Visão aproximada

Desplacamento e/ou pulverulência de reboco: causado pela umidade percolante de dentro para fora do substrato, ou em função da cura do cimento do reboco em relação às outras superfícies.

Para recuperar as patologias nesta obra, que terá duração de dois anos, será feita uma lavagem com hidrojato (retirada dos fungos, remoção parcial do reboco deteriorado) e o refazimento de todo reboco comprometido com aplicação de manta líquida, mais reboco novo.

Além disso, como forma de acabamento, será feita a aplicação de textura acrílica, mais pintura com tinta elastomérica. Tudo isso coordenado por três equipes especializadas nas patologias, um supervisor e equipe de apoio operacional.

Outra preocupação importante diz respeito à privacidade dos condôminos. “Ao agendarmos a visita com o síndico, pedimos ao mesmo que seja emitido circular aos moradores com a data e hora de nossa checagem com drone, para não permitir nenhuma filmagem no estilo “janela indiscreta” ” – comenta Francisco. E, claro, após a conclusão da obra, você ainda pode ter uma imagem do seu condomínio novinho em folha, feita lá do alto.

Então, se você gostaria de ter um orçamento bastante detalhado antes de fazer a reforma predial do seu condomínio, evitando sustos desnecessários posteriores à contratação, entre em contato conosco.

Para orçamentos e informações, entre em contato e solicite uma visita da nossa equipe comercial: atuare@atuareeng.com.br ou pelo fone 51 3023.6000. Será um prazer atendê-lo.