O mês de Outubro é marcado pela conscientização da prevenção ao câncer de mama que, só em Porto Alegre, segundo o Instituto da Mama no RS – IMAMA, tem 147 casos registrados para cada 100 mil habitantes.

A Atuare, que recentemente completou 20 anos atuando com engenharia de renovação predial no mercado gaúcho, adotou neste mês de outubro, uma ação de conscientização com os todos os funcionários. Quem conta mais como a ação foi estruturada é a Técnica em Segurança do Trabalho, Caroline Martins.  

Redação: A Atuare realiza ações de Outubro Rosa todos os anos? O que levou vocês a “abraçarem” a causa?

Caroline Martins: Esse é o primeiro ano que fazemos uma ação de conscientização relacionada ao Outubro Rosa. Resolvemos abraçar a causa por acreditarmos que ações desse tipo ajudam o pessoal a entender melhor sobre o assunto e buscar informações. Algo feito dentro da empresa chama mais a atenção na correria do cotidiano.

R: Qual ação foi realizada? Quantas pessoas envolvidas?

CM: Nós fizemos um cartaz informativo e distribuímos laços rosas para o pessoal. Pedimos que utilizassem durante o mês de outubro no uniforme, e pedimos que na última sexta-feira deste mês todos viessem com uma camiseta rosa para a foto, assim todos se envolveriam, chamando mais atenção para o assunto.

R: Quantas e quem são as colaboradoras da Atuare?

CM: Na empresa temos oito mulheres trabalhando: eu, a Caroline Bezerra, a Jaqueline Silva, a Fernanda Freitas, a Gabriela Muniz, a Natiele Boaventura, a Karen dos Santos e a Karen Aguiar – que foi minha parceira nessa ação aqui na Atuare. 

R: Como a Atuare entende as ações de prevenção ao câncer de mama?

CM: As ações relacionadas ao câncer de mama tem uma grande importância para conscientizar e compartilhar informações sobre o assunto, o que ajuda muito no diagnóstico precoce e na formação de uma rede de apoio para as mulheres como um todo. Aqui na Atuare a ação também teve como objetivo chamar a atenção dos homens, que são maioria na nossa empresa, para que possam conversar com suas mulheres para quebrar o tabu relacionado a esses assuntos.

Equipe ATUARE em campanha no Outubro Rosa

 

Informações do IMAMA

Sobre o câncer de mama: O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no País a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o fim deste ano, de acordo com estimativas do instituto. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência do problema, com 147 pessoas atingidas a cada 100 mil. A doença tem cura, desde que detectada precocemente.

A importância do exame precoce: O exame precoce ajuda na identificação da doença que, se descoberta previamente, tem 95% de chance de cura. O SUS preconiza que a mamografia seja feita a partir dos 50 anos até os 69 anos, de dois em dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Sociedade Brasileira de Radiologia e a Febrasgo recomendam que o exame inicie a partir dos 40 anos e seja feito anualmente. “Segundo a pesquisa da SBM, dentro da faixa etária preconizada pelo SUS como ideal para a realização da mamografia, os números ainda são baixos. No Rio Grande do Sul, apenas 27% das mulheres nessa faixa etária fizeram o exame,” ressalta Maria Angela.

 

Responsáveis pelo Outubro Rosa 2019 na Atuare: Karen Aguiar e Caroline Martins